Blog

Blog da Casa Coaching

Ho’oponopono

Em meu artigo anterior, expliquei um pouco sobre o que é o Ho’oponopono e como é possível alcançar objetivos e ultrapassar obstáculos por meio da prática desta técnica havaiana ancestral. Ao assumir a responsabilidade total por todos os pensamentos compartilhados, mudamos não apenas nós mesmos, mas todos ao nosso redor.

O responsável por esta descoberta é o psicólogo e PhD Ihaleakala S. Hew Len, presidente e administrador da Foundation of I. Juntamente com a nativa havaiana e kahuna (“guardiã do segredo”) Morrnah Nalamaku Simeona (já falecida), ele ensinou e trabalhou com milhares de pessoas, inclusive grupos das Nações Unidas, UNESCO, Conferência Internacional pela Paz Mundial, Conferência da Medicina Tradicional Indígena, Curadores pela Paz na Europa, entre outros. Sua experiência no tratamento de pessoas mentalmente enfermas é conhecida mundialmente.

Como já comentei, Ho’oponopono significa “corrigir o erro” e, de acordo com os antigos havaianos, o erro provém de pensamentos contaminados por memórias dolorosas advindas do passado. O doutor Ilhaleakala Len – guiado por Morrnah Simeona – recuperou os antigos ensinamentos de seus ancestrais sobre o Ho’oponopono e os colocou em prática, oferecendo uma forma de liberar a energia desses pensamentos dolorosos (ou erros), os quais causam desequilíbrio e enfermidades à humanidade.

Em uma de suas entrevistas, concedida a uma repórter do New York Times, Ilhaleakala Len explicou que para os antigos havaianos, todos os problemas começam com o pensamento. Mas o problema não está no simples pensar. O problema ocorre quando nossos pensamentos estão impregnados de memórias dolorosas a respeito de pessoas, lugares ou coisas.

Ele também contou que durante um curso, no desenrolar do processo Ho’oponopono, Morrnah foi orientada a incluir as três partes do eu, que são a chave para a Auto identidade. Essas três partes estão presentes em cada molécula da realidade e são chamadas de Unihipili (criança/subconsciente), Uhane (mãe/consciente) e Aumakua (pai/super consciente). Quando esta “família interna” encontra-se alinhada, a pessoa entra em sintonia com a Divindade, se equilibra e a vida começa a fluir. Assim, Ho’oponopono auxilia na restauração do equilíbrio, primeiramente no indivíduo e depois em toda a criação.

Em suas inúmeras palestras, a mensagem é sempre a mesma: se deseja melhorar sua vida, cure a si próprio! Amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e enquanto você melhora a si mesmo, melhora seu mundo. Se desejar curar alguém, mesmo que seja um criminoso insano, o primeiro passo é acreditar que a insanidade dele também mora, latente, dentro de você mesmo. Cure a si mesmo e curará o outro.
Esse é um dos grandes ensinamentos e a conhecida Lei da Interdependência, que diz que cada um de nós está em cada outra pessoa desse planeta. Se estou em você, me curar cura você.

E sua lição mais relevante é que para fazer Ho’oponopono, você não precisa saber qual é propriamente o problema ou o erro. Só precisa se dar conta de que está tendo um problema, seja ele físico, mental, emocional ou qualquer outro. Tão logo o perceba, é sua responsabilidade começar imediatamente a limpeza dizendo: “Sinto muito – Por favor, me perdoe – Eu Te Amo – Obrigado, Obrigado, Obrigado”.

Luz, Presença e Paz!
Abs,

Chris Malta
@christyanomalta

  admin   mar 16, 2016   Uncategorized   0 Comment Read More

Conheça o Ho’oponopono

Como vai?

Em dezembro, apresentei aqui uma série de sete artigos sobre um dos males que vem afligindo a humanidade na atualidade, o BurnOut ou Síndrome do Esgotamento Profissional. Pessoas e empresas do mundo inteiro vêm sofrendo por conta do BurnOut, que cresce exponencialmente a cada dia e precisa ser “tratado” o quanto antes, tanto por conta de seu efeito prejudicial à saúde física das pessoas e financeira das instituições, quanto em relação à saúde espiritual.

Então, a partir deste ponto, resolvi criar outra série de artigos para tratar exatamente da busca por uma cura profunda, a partir de uma técnica capaz de remover obstáculos mentais e driblar as limitações. O principal objetivo é apresentar livremente uma técnica, a fim de que você possa encontrar uma nova forma de alcançar suas metas e desejos por meio da prática do Ho’oponopono.

O termo havaiano é comumente traduzido como “corrigir um erro” ou “tornar certo” (Ho’o = causa e ponopono = perfeição). Através de sua prática é possível limpar condicionamentos e crenças limitadoras e encontrar a paz. O Ho’oponopono permite a troca de recordações dolorosas, que causam desequilíbrio e doenças, em pensamentos inspiratórios de origem Divina.

Vou explicar melhor. A Física Quântica mostra que todos somos um. O universo é interligado por uma teia invisível. Partindo deste princípio, o mal de um é o mal de todos; a cura de um é a cura de todos. Mas como fazer isso, você deve estar se perguntando. É bem simples. A limpeza se dá pela repetição de quatro pequenas frases que se relacionam à compaixão, humildade, amor e gratidão e abrangem tudo:

• Sinto Muito
• Por favor, me perdoe
• Te amo
• Obrigado, obrigado, obrigado

O Ho’oponopono é um processo que purifica a mente de maneira segura e gradual, sendo um processo de autocura do subconsciente. Ele pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer cultura ou religião, sem restrições.

Experimente

Pense em uma pessoa ou situação que envolva lembranças negativas ou a necessidade de cura e faça a repetição dessas quatro frases por 10 vezes, por exemplo, de modo natural, sem julgamentos sobre os fatos ou pessoas. Faça, sinta e perceba.

Veja por este ângulo: um problema é uma memória que repete experiências passadas, uma percepção tirada com base em emoções negativas, anteriormente vividas. O Ho’oponopono cancela esse histórico. Com ele, assumimos a responsabilidade por todos os pensamentos compartilhados com as pessoas à nossa volta. Completamente – 100% responsáveis. Ao mudarmos internamente, causamos também uma mudança no mundo externo e as causas do considerado problema desaparecem. É o caminho para a paz a partir de si mesmo.

O Ho’oponopono foi criado pelo psicólogo havaiano Ihaleakala Hew Len. No próximo artigo falarei mais sobre os estudiosos da técnica e como ela mudou suas vidas e formas de lidar com o mundo à sua volta, além do seu berço.
Há muito a ser dito, muito a ser curado e perdoado.

Luz, Presença e Paz!
Abs,

Chris Malta
@christyanomalta

  admin   mar 11, 2016   Uncategorized   0 Comment Read More
  • SOBRE NÓS

    Logo CasaCoaching

    A Casa Coaching é uma empresa localizada em Belo Horizonte com representação em sete estados, distrito federal e três países. É formada por uma equipe de ponta de Coaches do Brasil e exterior.

  • Inscreva-se em nossa Newsletter